sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bacalhau à Lagareiro com Batatas ao Murro

 



“Receita Publicada no Jornal Estado de Minas Páscoa/09”

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos aproximadamente
Grau de dificuldade: fácil

1 kilo de bacalhau saithe 7/9 corte gourmet (postas grossas)dessalgado
500 ml de leite para demolhar o bacalhau
2 folhas de louro
6 dentes de alho com casca
2 colheres (sopa) de raspas de 1 limão grande
6 batatas pequenas com casca, bem lavadas e escovadas
2 cebolas em rodelas (reserve 1)
2 xícaras de azeite português
2 ovos ligeiramente batidos
Farinha de pão fresco ou de rosca para empanar
Sal, manteiga e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa)  de sal grosso para as batatas
2 ramos de alecrim fresco
Brácoli ou salada de folhas e tomates para guarnecer o prato.




Depois do bacalhau dessalgado, deixe-o de molho no leite, aromatizado com os dentes de alho, as rodelas de cebola, as folhas de louro, pimenta do reino e as raspas do limão, por cerca de 2 horas. Afervente-o rapidamente no mesmo leite, cerca de 3 minutos. Retire cuidadosamente as espinhas, sem desfazer as postas. Escorra bem, enxugue as postas num pano e passe pelos ovos batidos e depois pela farinha de pão. Unte um refratário com manteiga, azeite e coloque um pouco do leite reservado. Forre o fundo do refratário com algumas rodelas da cebola reservada e os dentes de alho com a casca, formando uma cama; coloque as postas de bacalhau por cima, com uma colherinha (chá) de manteiga em cima de cada posta. Leve ao forno 180 graus até dourar, regando de vez em quando com o leite aromatizado.

Para as batatas ao “Murro”: depois de lavadas e escovadas, envolva-as com azeite e salpique um pouco de sal grosso, pimenta do reino e folhas de alecrim. Enrole cada batata num papel alumínio, e asse em forno a 200 graus por 1 hora, ou até que, enfiando um palito, perceba que estão cozidas. Retire-as do forno, envolva a mão num pano e dê um “murro” em cada uma. Regue com azeite e reserve.
Verifique o bacalhau, antes de retirá-lo do forno, regue-o também com azeite e se necessário, com mais leite. Sirva imediatamente, guarnecido com as batatas “ao murro” e salada, como na sugestão da chef Rosilene Campolina, do portal gastronômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário